Bem vindo!

Agora é a nossa vez! Essa é a oportunidade que temos para transformar a escola num ambiente maneiro, onde podemos aprender sem deixar de nos divertir.

Um site com interação, atualidades, conhecimento e cultura, sempre pensando no que você gosta. Afinal, cada um tem seu jeito.

Então não perca tempo, navegue, descubra, deixe sua opinião e viva o mundo CIE!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Apresentações revelam as características do Realismo/Naturalismo para turmas dos 2º anos


No inicio do segundo trimestre, a professora de Língua Portuguesa, Jomara, forneceu uma lista de livros pertencentes ao Realismo/Naturalismo para que os alunos dos 2º anos iniciassem seus estudos em Literatura. As turmas foram divididas em grupos para que cada um escolhesse um livro pertencente a um desses estilos literários, lessem e realizassem um trabalho após o recesso escolar.

Após um mês de leituras, ao final do mês de agosto os alunos tiveram aulas no laboratório de informática para a prepararação dos trabalhos, que deveriam ser realizados no Power Point. Nesse trabalho foi apresentado o resumo do livro escolhido, e quais características o distinguiam como pertencente ao Realismo/Naturalismo.

Em 24 de agosto, foram iniciadas as apresentações. Grandes nomes da Literatura Brasileira estavam incluídos no trabalho, entre eles Machado de Assis, autor de O Alienista e Dom Casmurro; O Ateneu, de Raul Pompeia; O Cortiço, O Mulato e Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo; Bom Crioulo e A Normalista, de Adolfo Caminha; e O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio, de Eça de Queirós.

Cada apresentação tornou possível a aprendizagem das caracteristicas da respectiva obra estudada e o período ao qual pertencem de uma forma atrativa e interativa.
 

Por André Delmiro, Laís O. Rodrigues e Bruna Fontenelle.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Alunos do CEI participarão da Mostra Capixaba de Audiovisual em Marataízes

Os alunos do CEI "Áttila de Almeida Miranda" foram selecionados para representar a cidade de Cachoeiro de Itapemirim na I Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-cultural. O evento, que ocorrerá de 25 a 27 de agosto de 2011, em Marataízes, é uma parceria com o Projeto Rede Cultura Jovem (PRCJ), iniciativa criada em 2009 pela Secretaria de Cultura e apoiada pelo Instituto Sincades.
Os alunos realizaram oficinas de câmera e apreenderam conceitos de enquadramento, luz e áudio.

As Mostras Capixabas de Audiovisual buscam ampliar os sentidos e valorizar a juventude, impulsionando os valores de seu universo simbólico e fortalecendo suas manifestações e interesses culturais por meio de estratégias de capacitação que possam enriquecer e fazer do jovem o agente transformador da sociedade capixaba e brasileira.


Na oficina de roteiro os estudantes puderam ver como é o processo realizado antes das gravações.

Os alunos saindo para almoçar no restaurante.

A Mostra Histórico-Cultural envolverá 13 municípios da região Sul capixaba: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro do Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.
Na primeira fase da mostra, os alunos realizaram oficinas onde tiveram noções de roteiro, pesquisa, cuidados e procedimentos práticos com a câmera e o tripé, estrutura de seqüências, enquadramentos, foco, profundidade, luz natural e recortes simples de luz interna para entrevistas, captação de som, bem como noções básicas de decupagem e edição.


Ao final das oficinas foi realizado um filme digital no formato documentário com cerca de dez minutos, que será exibido durante a mostra.As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.
Os participantes usaram programas avançados de edição de vídeos no quadro digital.


PROGRAMAÇÃO MOSTRA CAPIXABA DE AUDIOVISUAL HISTÓRICO-CULTURAL

5ª feira   25/08/2011
13h00 às 15h00 – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação
13h00 às 17h00 - Oficina de Produção Colaborativa de Audiovisual PRCJ
15h00 - Talk Show 
16h00 - Mostra Paralela – exibição de vários curtas e debate com um realizador do ES
19h00 - Cerimônia de Abertura
19h30 - 1ª Sessão da Mostra Competitiva de Audiovisual Histórico-cultural
Documentário de Anchieta
Documentário de Apiacá
Documentário de Atilio Vivacqua
Documentário de Bom Jesus do Norte
Documentário de Cachoeiro de Itapemirim
Documentário de Iconha
21h00 – Apresentações culturais regionais
21h30 - Show banda local (a definir)

6ª feira  26/08/2011
13h00 às 15h00 – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação
13h00 às 17h00 - Oficina de Produção Colaborativa de Audiovisual PRCJ
15h00 - Mostra Paralela – exibição de vários curtas e debate com um realizador de outro estado (Cineclubismo)
16h00 - Dinâmica
19h00 - Apresentações culturais regionais
20h00 - 2ª Sessão da Mostra Competitiva de Audiovisual Histórico-cultural
Documentário de Itapemirim
Documentário de Marataizes
Documentário de Mimoso do Sul
Documentário de Muqui
Documentário de Piúma
Documentário de Presidente Kennedy
Documentário de Rio Novo do Sul
21h30 - Apresentação Artística Local
22h00 - Show banda local (a definir)

Sábado  27/08/2011
13h00 às 15h00 – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação
13h00 às 17h00 - Oficina de Produção Colaborativa de Audiovisual PRCJ
15h00 - Bate-papo com realizadores da MCA
19h00 - Apresentações culturais regionais
20h00 – Cerimônia de Premiação
21h30 - Show Banda Zé Maria (Projeto Circulação Cultural)

Por André Delmiro.
Fotos: Patrícia Pimenta.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alunos do CEI aprendem Geografia durante trilha ecológica.

Alunos do 1º ano do Ensino Médio Regular tiveram uma aula de geografia diferente dentro da Reserva Nacional de Pacotuba.

Conduzidos pelo professor Waltecy Medeiros, eles tiveram a experiência de conhecer e até mesmo tocar nas espécies de árvores nativas da região, entre elas o Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Siriba, Pelada, Bandara e Peroba. Plantas como samambaias, helicônias e bromélias puderam ser admiradas pelos estudantes, que se surpreenderam ao descobrir que tão próximo da cidade o homem pode viver pacificamente em contato com a natureza.

Durante o passeio eles visitaram a nascente de um rio e viram as diferenças entre os tipos de solo humoso, argiloso e arenoso. Algumas espécies de animais como macacos prego, barbado, esquilos também puderam ser vistos, além de aranhas e seus variados tipos de teias, usadas para capturar suas presas.
Sempre acompanhados pelo guia Leonardo, formado em Biologia, os alunos viram várias aves como o Tucano, o Pica-pau, a Saíra, o Guacho, o Beija-flor e o Azulão. Após a trilha todos lancharam e retornaram a escola.
Clique aqui para ver mais fotos em nossa galeria no Flickr.


Por Waltecy Medeiros e André Delmiro.
Fotos de arquivo pessoal dos alunos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Festa Junina do CEI - Veja as fotos!

Veja algumas fotos:

 
 
 
 


Clique na fogueira abaixo e confira todas as fotos que tiramos durante a Festa Junina do Colégio CEI "Áttila de Almeida Miranda" em nossa galeria no Flickr.

Por André Delmiro.
Fotos: Evelyn Sedano.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resenha Literária - Amigos Secretos

Livro: Amigos Secretos
Autora: Ana Maria Machado
Editora Ática

O livro relata uma aventura que a "turma do clube" da árvore formada por: Pereba, Thiago, Helô, Duda, Carol, Cláudia, Lorena e Lu, viveu.


Amigos Secretos, de Ana Maria Machado.

Por acidente Duda colocou um livro no aparelho de videocassete, que acaba abrindo um portal imaginário para o mundo da ficção. Eles se envolvem numa incrível aventura na companhia de Peter Pan e Capitão Gancho, Don Quixote e Sancho Pança, Tom Sawyer e Huck Leberry Tinn, além é claro, de Narizinho, Pedrinho, Emília e o povo do Sítio do Pica-pau Amarelo.
E essa aventura toda começa quando essa turma resolve tomar café da manhã no clubinho. Cada um leva alguma coisa para comer, e um pedaço de bolo desaparece. Agora resta saber quem comeu o pedaço de bolo. Em busca de respostas essa turma acaba conhecendo alguns personagens literários.
Para quem ler esse livro irá perceber que eles só conseguem passar para outra dimensão porque eles leem muito e tudo que existe no livro passa a existir de verdade.
Essa história nos mostra que lendo acabamos entrando em outra dimensão, onde acabamos vivendo aquela própria história.
Recomendo esse livro para aquelas pessoas que realmente gostam de ler, que gostam de vivar em companhia de seus personagens prediletos.

Por Bianca de Melo, 1M4.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projeto CEI Reciclar: Exposição começa nesta terça.

Quem diria que o impressionismo poderia ser o ponto de partida de uma exposição de artigos de decoração, obras de arte e artesanato feitos a partir de materiais recicláveis!?





Tudo começou no conteúdo das aulas de artes. Nas pinceladas rápidas dos artistas impressionistas, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Escolar Interestadual Áttila de Almeida Miranda descobriram o Pôr-do-sol de Monet, O baile de Gallet de Renoir e o Velho Mercado de Rouen de Camille Pissaro. O documentário do Artista Vik Muniz veio para complementar os estudos. “O Lixo Extraordinário” deu origem a obras de arte que, igualmente às orientações impressionistas, chamam a atenção por ir contra a cultura tradicional e por experimentar novas possibilidades. 




Mais do que retratar a situação em que vivem os catadores de lixo do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, o documentário registra o processo de trabalho artístico de Vik Muniz e a transformação que acontece na vida dessas pessoas. O filme conta a história da vida dessas pessoas, paralela à construção dos painéis em que os catadores são retratados e viram as estrelas principais. Depois de fotografados, as imagens escolhidas dos catadores são projetadas de uma altura gigantesca no chão e nessa hora a participação deles é fundamental. A fotografia no chão é preenchida com sucatas e objetos retirados do aterro sanitário.


Partindo dessas duas realidades os alunos pesquisaram o que é feito a partir de materiais reciláveis e construíram artigos de decoração, objetos de artesanato e obras de arte que serão expostas no dia 02 de agosto de 2011, a partir da 10:00h, no pátio da escola. É possível encontrar na exposição do tradicional puff de garrafa pet até um rádio feito de peças eletrônicas que fatalmente iriam para o lixo.
Além de contribuir para o meio ambiente, o projeto CEI Reciclar traz a arte como ponto de partida para a reflexão sobre um dos temas mais discutidos hoje em dia: a sustentabilidade. Reciclar não é apenas questão de sobrevivência, é questão de criatividade. Na exposição a arte e a criatividade andam de mãos dadas a favor do meio ambiente.


Por Lígia Bettero
Professora de Artes.

 
©2011Jornal do CIE no Twitter | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail