Desenvolvendo um novo projeto no nosso colégio, a professora de português Alexsandra convocou os alunos do 1ºM3, 1ºM4, 1ºV2, 1ºV3 e 3º anos matutinos para lerem o livro "Capitães da Areia".
Segundo a professora, a idéia do projeto surgiu quando ela leu essa carta ao leitor, da revista Veja (clique para ampliar):
As tarefas serão realizadas em sala de aula, em casa, e também através de discussões na biblioteca, onde os alunos poderão expor suas opiniões sobre o livro ao longo da leitura.
Capitães da Areia é um romance de Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de menores abandonados, os "Capitães da Areia", nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30.
Os meninos são vistos como malandros de língua solta, ladrões e agressivos, mas ao mesmo tempo carentes de afetos, de instrução, de comida. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, há uma seqüência de pseudo-reportagens, que caracterizam-nos e mostram diversas visões sobre o caso.
Para baixar o e-book de Capitães da Areia, clique aqui (arquivo em pdf pelo skydrive), ou aqui (arquivo em pdf pelo 4shared).
Por André Delmiro.
0 comentários:
Postar um comentário