segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projeto CEI Reciclar: Exposição começa nesta terça.

Quem diria que o impressionismo poderia ser o ponto de partida de uma exposição de artigos de decoração, obras de arte e artesanato feitos a partir de materiais recicláveis!?





Tudo começou no conteúdo das aulas de artes. Nas pinceladas rápidas dos artistas impressionistas, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Escolar Interestadual Áttila de Almeida Miranda descobriram o Pôr-do-sol de Monet, O baile de Gallet de Renoir e o Velho Mercado de Rouen de Camille Pissaro. O documentário do Artista Vik Muniz veio para complementar os estudos. “O Lixo Extraordinário” deu origem a obras de arte que, igualmente às orientações impressionistas, chamam a atenção por ir contra a cultura tradicional e por experimentar novas possibilidades. 




Mais do que retratar a situação em que vivem os catadores de lixo do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, o documentário registra o processo de trabalho artístico de Vik Muniz e a transformação que acontece na vida dessas pessoas. O filme conta a história da vida dessas pessoas, paralela à construção dos painéis em que os catadores são retratados e viram as estrelas principais. Depois de fotografados, as imagens escolhidas dos catadores são projetadas de uma altura gigantesca no chão e nessa hora a participação deles é fundamental. A fotografia no chão é preenchida com sucatas e objetos retirados do aterro sanitário.


Partindo dessas duas realidades os alunos pesquisaram o que é feito a partir de materiais reciláveis e construíram artigos de decoração, objetos de artesanato e obras de arte que serão expostas no dia 02 de agosto de 2011, a partir da 10:00h, no pátio da escola. É possível encontrar na exposição do tradicional puff de garrafa pet até um rádio feito de peças eletrônicas que fatalmente iriam para o lixo.
Além de contribuir para o meio ambiente, o projeto CEI Reciclar traz a arte como ponto de partida para a reflexão sobre um dos temas mais discutidos hoje em dia: a sustentabilidade. Reciclar não é apenas questão de sobrevivência, é questão de criatividade. Na exposição a arte e a criatividade andam de mãos dadas a favor do meio ambiente.


Por Lígia Bettero
Professora de Artes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2011Jornal do CIE no Twitter | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail